8 nutrientes essenciais para evitar o envelhecimento cerebral
Cuidar da saúde do cérebro é fundamental para manter uma vida ativa e saudável à medida que envelhecemos. Problemas cognitivos graves e prevalentes na terceira idade, como demência e Alzheimer, podem ser mitigados por meio de uma dieta adequada. Nesse artigo, quero falar sobre oito nutrientes essenciais que ajudam a preservar a saúde cerebral e prevenir o envelhecimento cognitivo:
1. Flavonóides de cacau
Os flavonóides de cacau são conhecidos por melhorar a circulação sanguínea e a saúde do coração, mas estudos sugerem que eles também podem beneficiar a memória. Eles melhoram a função do giro denteado, uma área do cérebro que está associada à memória relacionada com a idade.
2. Salmão
Pesquisas indicam ainda que o ômega-3 pode melhorar a memória espacial e de reconhecimento de objetos. O salmão é uma das principais fontes de ômega-3, mas ele também pode ser encontrado no óleo de linhaça e sementes de chia e devem ser incluídos na dieta.
3. Soja e Couve
Na soja, pode-se encontrar a Fosfatidilserina e na couve o ácido fosfatídico, a combinação desses dois compostos pode melhorar a memória, o humor e a função cognitiva em idosos, conforme apontam estudos preliminares.
4. Nozes
As nozes são excelentes para o cérebro. Uma dieta rica em nozes pode reduzir o risco de Alzheimer, retardando seu início e até mesmo desacelerando sua progressão.
5. Ovo
A citicolina, presente em alimentos como o ovo, ajuda no desenvolvimento do tecido cerebral, na comunicação entre os neurônios. Suplementos de citicolina podem manter a função cognitiva normal e proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres.
6. Leite, carne e fígado de frango
Apesar da gema do ovo ser a fonte alimentar com maior concentração de colina, esse nutriente pode ser encontrado também no leite, carne e fígado de frango. A colina é essencial para a comunicação celular no cérebro. Ela pode prevenir alterações na química cerebral que levam ao declínio cognitivo.
7. Abacate, soja, banana e chocolate escuro
O magnésio pode auxiliar significativamente na redução da perda das funções cognitivas, podendo ainda prevenir doenças como Alzheimer. Abacate, soja, banana e chocolate escuro, ou seja, com maior concentração de cacau, são boas fontes desse mineral.
8. Mirtilos
Ricos em antocianinas, os mirtilos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O consumo moderado de mirtilos pode melhorar a sinalização neural nos centros cerebrais, proporcionando benefícios cognitivos.
Incorporar esses nutrientes na sua alimentação diária pode ter um impacto significativo na saúde cerebral e na prevenção do envelhecimento cognitivo.