05/11/2021

Alterações neurológicas pós Covid-19

Por Dr Emerson Milhorin

Desde o início da pandemia de COVID-19 a comunidade médica mundial tem percebido inúmeros sintomas, sinais clínicos e alterações patológicas atribuídas à infecção pelo vírus COVID-19 e suas variantes. Todas as especialidades da medicina têm detectado tais quadros. 

Na Neurologia não tem sido diferente. Diversas doenças e alterações neurológicas pós-COVID já estão devidamente reconhecidas e documentadas. 

Algumas dessas alterações consistem apenas em sintomas desagradáveis e passageiros, enquanto outras podem ser verdadeiramente doenças que, em alguns casos, evoluem para sequelas e até mesmo morte. 

Alguns sinais e sintomas ocorrem por acometimento do sistema nervoso central (SNC). O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Tem-se observado que a maior parte das lesões do SNC pós-COVID-19 são derivadas de inflamações que atacam a mielina, o revestimento das vias nervosas. 

Essas inflamações desmielinizantes podem resultar em declínio cognitivo (perda de memória e raciocínio) de leve a grave, alterações de equilíbrio, de coordenação motora ou até mesmo perda de força em um dos lados ou segmentos do corpo. Trata-se de quadros que podem parecer Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) ou surtos de Esclerose Múltipla. Casos de trombose venosa cerebral ou AVC (por trombose arterial cerebral) também têm sido relatados. 

O sistema nervoso periférico (SNP) também é alvo de inflamações pós-COVID. O SNP é constituído pelas raízes nervosas e pelos nervos. Casos de dores tipo “formigamentos”, dormências e fraqueza leve nos membros são comuns. 

Todavia, casos graves de inflamações desmielinizantes dos nervos, como a Síndrome de Guillain-Barrè, têm provocado graves perdas de força nos membros e dificuldades respiratórias, demandando internações em Unidades de Terapia Intensiva com risco de óbito, além de longas recuperações.  

É importante que todos nós, médicos e pacientes, estejamos atentos a esse tipo de problema. Como em toda a neurologia, existem inúmeros recursos de diagnóstico e tratamento, mas o conhecimento e a rapidez são essenciais para um melhor resultado de tratamento. 

Caso apresente ou reconheça esse tipo de sintoma ou doença, procure seu Neurologista.  

Dr. Emerson Milhorin – (34) 3312-0479