Dicas de estudo para quem tem TDAH
Todo mundo já lidou com aquela preguiça de ler um texto longo ou fazer aquela tarefa de matemática mais extensa, cheia de cálculos. Isso é comum e natural, porém as pessoas que tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam esse comportamento de procrastinar com muito mais frequência.
O médico neurologista ajuda no diagnóstico deste transtorno e tratamento. O problema costuma surgir na infância e o paciente costuma apresentar impulsividade, muita falta de atenção e grande agitação, o que é exponenciado ao executar tarefas que eles acham “monótonas”, como ler, escrever resumos, fazer cálculos, etc.
Para pessoas com TDAH, aprender algo que não é muito prazeroso torna-se uma atividade bem desafiadora e cheia de obstáculos. Por isso, essas dicas para organizar os estudos são valiosíssimas, acompanhe:
Passo 1 : Rotina
Ter uma rotina bem estabelecida ajuda o nosso cérebro a funcionar melhor, com previsibilidade. Faça a organização dos seus horários de maneira regular para os seus estudos e tenha pausas frequentes, de hora em hora. Essas pausas ajudam a manter a concentração. Atenção: nada de usar celular durante as pausas.
Passo 2: Tranquilidade
Separe um local para os seus estudos, exclusivo para esse objetivo. Pode ser um cantinho na mesa, uma sala de estudos que você tenha em casa ou mesmo no seu quarto. Um espaço tranquilo, sem barulho e distrações são ideais para melhorar a sua concentração. Outra ação super importante é desativar notificações de aplicativos e deixar os aparelhos eletrônicos bem longe!
Passo 3: Autoanálise
Quando nos conhecemos bem, analisando as nossas ações e reações, conseguimos identificar melhor como fazer em diferentes situações. Faça uma autoanálise para entender como você pode produzir e focar mais nos estudos. Qual o horário que estou mais disposto? Qual local consigo me concentrar mais?
Passo 4: Organize suas tarefas
A última dica é uma das mais importantes: divida as suas tarefas por metas diárias, organizando o seu dia de atividades. A falta de disciplina está ligada, na maioria das vezes, à ausência de um norte. Defina o que precisa fazer no dia, anote em um local que você tenha boa visão e siga aquela lista.
Espero que as dicas ajudem você a ter mais sucesso nos estudos!