27/01/2023

Síndrome da Pessoa Rígida

Por Dr Emerson Milhorin

Conheça a doença neurológica que atingiu a cantora Celine Dion

A cada mil pessoas no mundo, uma é acometida por essa rara doença chamada de Síndrome Stiff Person, ou Síndrome da Pessoa Rígida. Essa é uma doença que causa rigidez muscular e espasmos progressivos, atingindo mais mulheres que homens. Trata-se de uma condição autoimune e que pode estar associada a doenças autoimunes sistêmicas, como diabetes tipo 1 e vitiligo. 

Os sintomas se manifestam, a princípio, na região lombar e se desencadeiam para os membros superiores. Os principais sintomas são rigidez muscular, espasmos musculares agudos, dor e incapacidade de movimentação. Como não existe um exame específico para detectar a doença, os médicos descartam a possibilidade de outras doenças para poder confirmar a síndrome.

 Assim como em toda e qualquer doença, ao sinal de qualquer sintoma deve-se procurar ajuda médica. Essa “pequena” atitude auxilia muito no diagnóstico e no tratamento da doença. Ao ter a doença detectada, cada paciente recebe tratamento individualizado, já que os procedimentos dependem dos sintomas e gravidade que a doença atingiu a pessoa. Os tratamentos propostos visam aliviar o incômodo dos sintomas e melhorar a capacidade de mobilização do paciente.

Se você estiver sentindo algum incômodo, ou alguém que você conheça estiver, procure rapidamente ajuda médica.