24/02/2023

Hábito da leitura pode prevenir doenças neurodegenerativas

Por Dr Emerson Milhorin

Ler auxilia no senso crítico e em habilidades como escrita e criatividade 

Dentre as muitas metas que estabelecemos para nós na virada do ano, uma das mais populares é ler mais. E essa é uma excelente meta! Ler é uma atividade com diversas funções, como nos divertir, aprender e trabalhar a imaginação. Independente dos seus motivos para estabelecer essa meta para si, saiba que o processo de leitura também ajuda no desenvolvimento de habilidades e para a saúde mental. 

Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, diz que ter o hábito da leitura funciona como um exercício para o cérebro, já que usa a imaginação, antecipação, mentalização e aprendizagem. Mesmo não sendo um músculo, o cérebro precisa de estímulo. Outro ponto muito importante é que a relação entre a leitura e a saúde mental reduzem o estresse, a frequência cardíaca e a tensão dos músculos. 

Vantagens para hoje e amanhã 

As vantagens da leitura não atuam no nosso cérebro somente no presente. A leitura constante, como um hábito saudável, protege contra doenças neurodegenerativas. Ao ler, nós melhoramos o funcionamento cerebral e “atrasamos” sintomas de doenças como a demência, principalmente a do tipo Alzheimer.

Inúmeras pesquisas comprovam o aumento das conexões neurais durante o processo de leitura e um dos estudos da Universidade Emory descobriu que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivido aqueles momentos sobre os quais estamos lendo. 

Como anda o seu hábito de leitura? Como vimos ao longo do texto, é muito importante mantê-lo!