Falta de concentração: as principais causas e soluções
Ter problemas de concentração pode afetar diretamente a nossa vida pessoal e profissional, fazendo com que a nossa produtividade seja seriamente comprometida. É importante entender que podem haver diversas causas, como uma noite mal dormida ou uma semana cheia de trabalho. Estar muito desatento no dia a dia, de maneira constante, pode ser indicativo de algum problema cognitivo ou depressão, por isso fique alerta!
Veja quais são as principais causas desse problema e como você pode melhorar o seu foco nas atividades diárias:
Cansaço mental e estresse: de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ritmo de trabalho atual com suas diversas obrigações, condições e frequentes estímulos ultrapassam os limites do corpo e da mente, levando ao estresse e até a Síndrome de Burnout.
Depressão: ainda segundo a OMS, estima-se que 300 milhões de pessoas sofram com o transtorno em todo o planeta. É a maior causa de incapacidade no mundo e causa muitos problemas, como a grande dificuldade de concentração.
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: trata-se de um distúrbio que causa impacto significativo na vida da pessoa. Deve ser tratado o quanto antes para evitar quadros de insatisfação, baixo rendimento escolar e profissional, dificuldade de socialização e sentimento de incapacidade.
Dislexia: é um transtorno hereditário e congênito de decodificação da linguagem que interfere na capacidade de ler e escrever.
Além de todas essas causas relativas a problemas de saúde, a pessoa pode estar tendo grandes dificuldades de concentração devido ao acúmulo de atividades e uso exagerado de dispositivos eletrônicos. É preciso estar muito atento para não ter esses problemas que são plenamente evitáveis.
Como você pode melhorar a sua concentração?
Algumas atitudes simples podem colaborar muito para melhorar a sua concentração:
- Planeje o seu dia, determinando horários e as atividades por ordem de prioridade;
- Atenda a todos os aspectos da sua vida, afinal você tem o trabalho mas também deve ter lazer e um tempo de qualidade com sua família;
- Afaste as distrações: deixe o celular e as redes sociais de lado quando estiver trabalhando;
- Tenha hábitos saudáveis: durma bem por, pelo menos, 7 horas por noite, coma frutas e verduras e se exercite.
A falta de concentração, infelizmente, se tornou uma constante na vida das pessoas. Não seja parte dessa estatística! Com um pouco de esforço, você consegue organizar sua rotina e ter mais bem-estar e qualidade de vida.