Trombose Cerebral: doença incomum que lembra o AVC
Saiba mais sobre a doença e se ela tem cura.
Conhecida como Trombose Venosa Cerebral, ou simplesmente TVC, esse tipo de trombose é uma doença cerebrovascular rara. Trata-se de um evento causado pela obstrução de algum segmento do sistema venoso que drena o sangue que vem do cérebro. Apesar do sistema venoso cerebral conter, aproximadamente, 70% do volume sanguíneo cerebral total, essa condição acontece muito menos quando comparada aos acidentes vasculares cerebrais (arteriais).
Fatores de risco: fique alerta!
A trombose cerebral é uma doença incomum, sendo mais prevalente em pacientes do sexo feminino e com idade inferior a 40 anos. As causas da trombose cerebral estão associadas a fatores de risco como problemas de pressão arterial, diabetes, obesidade, colesterol, problemas cardíacos, etc. Ou ainda a problemas hereditários ou à gravidez, pós-parto e uso de anticoncepcionais.
Principais sintomas
A cefaleia é um dos principais sintomas da TVC, estando presente em 80% dos casos. Veja quais são os demais sintomas:
- Déficits focais: perda de movimento, sensação ou função em um local específico do corpo;
- Papiledema: aumento da pressão no cérebro ou em volta do cérebro faz inchar parte do nervo óptico dentro do olho.;
- Diplopia: também conhecida como visão dupla;
- Embaçamento visual;
- Convulsões;
- Alterações de consciência.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
O médico neurologista faz uma anamnese completa do paciente, avaliando-o clinicamente, realizando exame físico geral e verificando exames de imagem, como ressonância e angioressonância magnética venosa, tomografia e angiotomografia de crânio e região cervical.
O tratamento é baseado na anticoagulação por um período que dependerá da condição do paciente.
Esse tipo de trombose tem cura?
Sim, a boa notícia é que esse tipo de trombose tem cura. É muito importante que o tratamento seja feito desde o início da doença e que se siga com o acompanhamento regular do neurologista.