Apneia obstrutiva do sono
Muitos pacientes chegam ao consultório queixando-se de sonolência excessiva durante o dia todo. Trata-se de uma queixa bastante comum e que tem se tornado mais frequente nos últimos anos.
As causas da chamada hiper sonolência diurna são diversas, incluindo problemas neurológicos e/ou patologias de outros sistemas do organismo.
Na maioria das vezes, o excesso de sono durante o dia ocorre devido a uma noite não restauradora, ou seja, uma noite de sono que não descansa o indivíduo.
Uma das principais patologias causadoras de hiper sonolência diurna é a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).
A AOS é causada por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono. Os momentos de apneia provocam os chamados micro despertares, que normalmente são breves e não são conscientizados.
Na manhã seguinte o paciente não se recorda de ter acordado, mas sente-se cansado e sonolento. A AOS costuma vir associada a roncos. Além dos roncos, a AOS está associada à obesidade, sedentarismo, aumento da circunferência cervical, gravidez, entre outros fatores.
É muito importante que a AOS seja identificada e tratada. Além da influência negativa sobre a qualidade do sono, pode haver risco de morte súbita durante os episódios.
O diagnóstico caberá ao neurologista, que irá solicitar um exame chamado Polissonografia. Trata-se de um registro de noite inteira que grava diversos parâmetros do sono e da respiração do paciente. O resultado do exame ajudará o neurologista a definir a melhor estratégia de tratamento, com bons resultados. A perda de peso também terá um papel crucial na melhora.
Você conhece alguém que vive sonolento e cansado? Indique seu neurologista!
Dr. Emerson Milhorin – (34) 3312-0479