Meningite: saiba mais sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, trata-se de uma doença endêmica com casos acontecendo ao longo de todo o ano, alternando surtos e epidemias ocasionais. As meningites bacterianas são mais comuns no outono-inverno e as virais na primavera-verão. O sexo masculino é mais atingido pela doença. Caso haja suspeita de meningite, o médico solicita a coleta de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor) para fechar o diagnóstico.
A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e/ou parasitas. As meningites virais e bacterianas são as mais comuns e que geram maior preocupação nas autoridades sanitárias, considerando a sua capacidade de disseminação e potencial de produzir surtos.
Comumente causada por microorganismos, a meningite também pode ser causada por processos inflamatórios como metástases para meninges (câncer), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais.
A transmissão acontece de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções nasais e da garganta. Além disso, pode ocorrer a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Os principais sintomas da doença são:
- febre;
- dor de cabeça;
- rigidez de nuca;
- mal estar;
- náusea;
- vômito;
- fotofobia (aumento da sensibilidade à luz);
- status mental alterado (confusão);
- convulsões;
- delírio;
- tremores;
- e até coma.
A prevenção da doença é feita através de vacinação para as principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis são:
- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.
A meningite é uma doença que deve ser tratada e levada muito a sério. O seu quadro clínico é grave e em caso de quaisquer sintomas procure o atendimento médico em Pronto Socorro o mais rapidamente possível para que o médico determine qual o tipo de meningite e o melhor tratamento.