11/05/2023

Você sabe o que é cefaleia tensional?

Por Dr Emerson Milhorin

Saiba identificar esse tipo de cefaleia e como proceder

Também conhecida como cefaleia de tensão ou do tipo tensional, a cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que traz ao paciente um incômodo de leve a moderado. Ele se sente como se estivesse com uma faixa apertada ao redor de sua cabeça e pescoço, causando grande incômodo e desconforto através de forte pressão na cabeça que pode se espalhar para a testa, têmporas e nuca. 

A cefaleia tensional pode ser ocasional ou acontecer diversas vezes com a mesma pessoa. Se acontecerem muitos episódios dentro do mês, é importante buscar a ajuda de um médico neurologista para uma avaliação completa.

Quais são as causas da cefaleia tensional?

A cefaleia tensional tem como principais causas a tensão, ansiedade e estresse. Pacientes que sofrem com ansiedade ou que estão enfrentando problemas difíceis na vida costumam relatar cefaleia tensional.

Nervosismo e tensão emocional também desencadeiam o problema, além de problemas nos olhos, como miopia e astigmatismo sem a devida correção, distúrbios de articulação temporomandibular, dor no pescoço, má postura, dificuldades no sono (como insônia ou apneia). A desidratação e a exposição excessiva ao sol também levam o paciente a apresentar esse tipo de dor de cabeça.

Quais são os sintomas?

A maioria dos pacientes relata uma sensação de ter um capacete apertando a cabeça. A diferença entre cefaléia tensional e enxaqueca é que esta última é mais intermitente e latejante, enquanto a da cefaléia tensional não tem pausas, sendo contínuo o desconforto. 

Veja alguns outros sintomas que indicam casos de cefaleia tensional: 

  • sensação de pressão ou de dor atrás dos olhos;
  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade no couro cabeludo, pescoço e ombros.;
  • Tensão muscular nos ombros e nuca.

Tratamento da cefaleia tensional

Geralmente, esse tipo de cefaleia é tratada com a ajuda de analgésicos ou de relaxantes musculares. Para aliviar os sintomas, indicamos repouso em ambientes sem luz. Se as dores forem constantes, é imperioso buscar ajuda médica. 

Se você sofre desse problema como consequência de episódios de ansiedade e estresse, recomenda-se que você adote novos hábitos e busque tranquilizar a sua rotina com a realização de exercícios físicos e meditação para ter uma melhor qualidade de vida.