06/08/2020

Demências

Por Dr Emerson Milhorin

Nos últimos anos o número de casos de Demência vem crescendo no mundo todo,  e no Brasil o aumento vem sendo significativo. A explicação para isso reside, entre outras causas, no aumento da expectativa de vida, com o relativo envelhecimento da população.

Mas, o que o termo Demência realmente significa?   

Demência é a perda progressiva das habilidades cognitivas, ou seja, a gradual perda de memória para fatos recentes, redução na capacidade de raciocínio, além de alterações de comportamento e julgamento.

Existem diversos tipos de Demência, mas o principal tipo é a Doença de Alzheimer, que responde por cerca de 70% dos casos. Nos 30% restantes, encontramos a Demência Vascular (por múltiplas microisquemias cerebrais), a Demência Fronto-Temporal, a Doença de Lewy, a Hidrocefalia de Pressão Normal, demência ligada ao alcoolismo crônico, carência de vitamina B12, entre outras.

A maior parte dos casos ocorre por degeneração dos neurônios e destruição de sinapses (conexões), sendo dessa forma incuráveis. Todavia, existem formas reversíveis, caso forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

O Neurologista é o médico especialista capacitado para realizar o correto diagnóstico e o tratamento adequado a cada caso.