Como a depressão afeta a minha rotina?
Entenda como a doença prejudica o seu dia a dia
A depressão, também chamada de “Mal do Século”, é vista pela Organização Mundial da Saúde como um grande problema de saúde pública. As pessoas que sofrem deste mal sentem grande desânimo, tristeza, pessimismo e baixa auto-estima, além de ausência de prazer em coisas que gostavam de fazer.
Trata-se de um transtorno de humor com a principal característica de ser uma doença incapacitante, ou seja, faz com que a pessoa deixe de reagir às situações ao seu redor. Diversos fatores podem causar essa doença, como predisposição genética, estresse constante, falta de exercício físico, alimentação e sono desregulado ou eventos traumáticos.
Sabe-se que a pessoa que sofre com depressão possui alterações químicas no cérebro, especialmente em relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina). De modo geral, acredita-se que a pessoa deprimida tenha os fatores psicológicos e sociais como causa da depressão, mas a verdade é que esses fatores são consequência da doença, e não a causa.
Como a depressão influencia o meu dia a dia?
O sistema nervoso é responsável por receber e interpretar as mensagens vindas do ambiente e dos órgãos do nosso corpo. Essa comunicação entre cérebro e corpo fica prejudicada durante a depressão, já que a mensagem chega de maneira distorcida e fazem surgir os sintomas, gerando problemas para a pessoa lidar com o seu entorno.
Uma pessoa depressiva sente cansaço constante e indisposição frequente, fazendo com que ela “deixe para depois” muitas atividades, o que gera mais transtornos porque isso só potencializa outras sensações ruins como baixa autoestima e ansiedade.
Outros problemas que afetam a rotina da pessoa com depressão são os distúrbios alimentares e de sono. Ter uma alimentação e sono disfuncionais dificulta todo o funcionamento do nosso corpo e isso acaba se tornando um ciclo vicioso. O principal problema que a depressão traz à pessoa que sofre com essa doença são as dificuldades sociais. A pessoa tende a se isolar e não conseguir se divertir com o que gosta.
Cuide-se e procure a prevenção
A depressão é uma doença que tem cura e buscar a sua prevenção é fundamental! Quando o paciente recebe o diagnóstico e tem um acompanhamento médico e psicológico sério, muitos prejuízos são evitados. Cuidar da saúde mental, ter hobbies, dormir e comer bem são ações simples mas que podem fazer total diferença em sua vida!